O curso “Estratégias e Práticas para ICTs e Fundações de Apoio no Contexto do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, promovido pelo INPA em parceria com a FAIFCE, reuniu servidores e gestores de diversas instituições para discutir a aplicação prática do Marco Legal nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Durante os três dias de evento (18 a 20 de agosto), foram debatidos temas como inovação, prestação de serviços, estruturação interna das ICTs e a necessidade de clareza nos processos, fluxos e responsabilidades.
Um dos principais aprendizados foi a importância da organização interna, com definição de papéis e elaboração de checklists e fluxos para que os processos de inovação ocorram de forma mais célere e eficiente, sem entraves burocráticos desnecessários.
Outro ponto central foi a distinção entre serviços técnicos especializados e serviços comuns, bem como a necessidade de valorizar o portfólio institucional das ICTs. Os participantes ressaltaram que a inovação só se concretiza quando o conhecimento é transferido para o mercado, gerando impacto econômico — e não apenas com o depósito de patentes. Também foi destacada a importância de capacitar pesquisadores e gestores, promover uma mudança cultural dentro das instituições e fortalecer a atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). O evento reforçou a urgência de alinhar estratégias, valorizar tecnologias, construir planos de negociação com participação dos pesquisadores e fomentar um ambiente colaborativo entre as instituições, superando a competição para promover a cooperação.
* FAIFCE: Fundação de Apoio do Instituto Federal do Ceará